Dizimo

ORAÇÃO DIZIMISTA

“Pai Santo,

Toda oração se dirige a Deus Pai, pois só Ele é Santo. “Santo, santo, santo é o SENHOR; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6,3). Com estas palavras, os serafins louvaram a Deus por sua perfeita santidade. A santidade é uma qualidade central de Deus. Ele não apenas decide o que é certo; ele mesmo é certo!

Contemplando Jesus Cristo, Vosso Filho bem-amado que se entregou por nós na cruz,

A Cruz manifesta o estável amor de Deus ao mundo e de Jesus à humanidade, nos mantém firmes, porque o amor misericordioso de Deus é permanente,

Quando o rancor tirar a paz do nosso coração, que a estabilidade de Tua Cruz nos revele Tua misericórdia. Quando a tristeza invadir nossa alma, que o resplendor de Tua Cruz nos permita reconhecer que a verdadeira alegria provém do dar, não do receber. Quando o desânimo nos invadir ou a depressão nos debilitar, que a certeza de Tua vitória sustente todos os nossos passos.

E tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós,

O Espírito Santo faz o ser humano ganhar um coração manso e humilde, transforma o coração duro, num coração amoroso e sensível, é impossível alguém ser tocado pelo Espírito Santo e não amar.

Manifesto, com esta contribuição,

Manifestara vontade de ser feliz, publicamente. É a vontade de um indivíduo com intenções boas, oferecendo o que sabe ou o que tem para ajudar.

É através da contribuição que manifestamos a graça de Deus. Esta, por sua vez, pode ser comparada com a bênção de Deus. Enquanto que para nós bênção significa receber, para Deus é sinônimo de dar. Entender isso é entender igualmente que mais alegria é dar do que receber. Contribuição também está ligada à comunhão, uma vez que não se trata apenas de administrar particularmente um bem pessoal, mas de disponibilizá-lo à administração de Deus através dos irmãos.

minha pertença à Igreja,

Não existe cristãos a título individual, cada um por conta própria, a identidade cristã é pertença. Somos cristãos porque pertencemos à Igreja, a pertença à Igreja pelo batismo é um elemento indispensável, e que sela nossa identidade cristã: “É como um sobrenome: se o nome é “sou cristão”, o sobrenome é “pertenço à Igreja””.

Ninguém se torna cristão por si mesmo. Não se fazem cristãos em laboratório. O cristão é parte de um povo que vem de longe. O cristão pertence a um povo que se chama Igreja e esta Igreja o faz cristão, no dia do Batismo, e depois no percurso da catequese, e assim vai. Mas ninguém, ninguém se torna cristão por si mesmo.

Solidário com sua missão e com os mais necessitados.

É muito comum ouvirmos ou falarmos de solidariedade, tanto em âmbito de fé, como fora dele. Na maioria das vezes, ao usarmos essa palavra, estamos nos referindo a algum tipo de ajuda esporádica dada a alguém em situação difícil. E, assim, a solidariedade fica restrita a perceber uma situação urgente e fazer algo para saná-la naquele momento.

“Solidariedade é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, da desigualdade, da falta de trabalho, da terra e da casa, da negação dos direitos sociais e laborais”. É preciso, no mundo atual, superar a “cultura do descartável” (EG 53).

De todo o coração, ó Pai, contribuo com o que posso:

Existem muitos fatores que fazem com que alguém contribua, porém o interessante é que o apóstolo Paulo (2 Coríntios 9,7) sugere que essa ação deve partir de uma vontade que existe dentro do cristão, podemos realizar uma analogia com aquilo que estamos ligados pelo “coração”, quando damos algo para a família, filhos, alguém que gostamos, ou até mesmo quando nos presenteamos com algo que tem valor para nós, é algo totalmente prazeroso.

Dessa forma o ato de contribuir não deve partir de constrangimento pelo valor, ou pelo fato de outros estarem contribuindo, ou esperando algo em troca, e menos ainda como uma mera obrigação, ou seja, apenas mais um rito para ser abençoado, mas o que importa de fato é a disposição daquele que contribui

recebei, ó Senhor.

Exercitamos a força do sacerdócio comum dos fiéis, oferecendo ao Senhor os dons e sentimentos. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Amém”

Amém é a palavra mais importante que um batizado pronuncia. Importante, porque ela não é apenas um som, e na Liturgia não é feita apenas de letras. Amém é a palavra mais importante da Liturgia, pois ela é a nossa assinatura. Quando eu pronuncio o Amém na Liturgia, estou assinando, estou dizendo "Sim, sou eu que estou aí....eu aceito... eu me envolvo....eu me comprometo... eu entro nessa... eu me lanço inteiro - Amém!